É preciso recuar doze anos, até há época 2001/2002, para encontrar registos de um V.Guimarães tão pobre como o de Rui Vitória. O conjunto do Minho não sabe o que é tomar o gosto ao triunfo há oito jogos, tendo conseguido apenas dois empates nas últimas oito jornadas. Resultado: apenas dois pontos conquistados em 24 possíveis.
 
O último triunfo do V.Guimarães foi há precisamente dois meses, no dia 16 de fevereiro. Os vimaranenses venceram o Rio Ave no D. Afonso Henriques por uma bola a zero. Depois disso, um calvário que ainda não tem fim.
 
À 19ª jornada, quando se deu último triunfo da equipa orientada por Rui Vitória, o V.Guimarães estava às portas da Europa e ocupava o sexto lugar a apenas três pontos do Nacional da Madeira.
 
Desde então o registo tem sido negro na cidade berço: seis derrotas e dois empates; queda abrupta na tabela para o décimo lugar. Dos dados estatísticos sobre a certeza de que este é V.Guimarães com a pior série da última dúzia de anos.
 
Nem na descida de divisão houve uma série tão negra
 
Recorde-se que os minhotos desceram de divisão na temporada 2005/2006, tendo na altura terminado o campeonato no 17º lugar. Nem nessa época houve uma série de jogos sem vencer tão alargada.
 
Com Vítor Pontes ao leme, o segundo treinador da época, o V.Guimarães esteve sete jogos consecutivos sem somar os três pontos; menos um do que nesta época. Nessa fase, entre a 15ª e a 21ª jornada do campeonato, os vimaranenses somaram quatro empates e três derrotas. Ou seja, até conseguiram pontuar mais do que esta época.
 
Igual cenário registou-se na temporada 2003/2004. Jorge Jesus era na altura o técnico dos minhotos e o V.Guimarães conseguiu livrar-se da descida ao segundo escalão do futebol português na derradeira jornada do campeonato. Quatro empates e três derrotas em sete jornadas conferiram maior número de pontos ao Vitória atual.
 
Nove jogos sem vencer em 2002
 
No ano 2002, há 12 anos atrás portanto, o V.Guimarães esteve então nove jogos sem vencer. Mas, também nessa época com Augusto Inácio à frente dos destinos do clube, o Vitória conseguiu maior número de pontos, fruto dos quatro empates obtidos.

Pior série de resultados,mas ainda assim mais produtiva em termos pontuais. O V.Guimarães de Rui Vitória entra em campo na próxima quinta-feira apostado em vencer o Arouca. Para regressar os triunfos que fogem há oito jornadas e para evitar uma entrada direta nos piores registos do clube.