FIGURA: Pedrão
O jogo passou por várias fases, o V. Guimarães perdeu duas vantagens no encontro e passou por calafrios frente a um Rio Ave personalizado. Foi o capitão a ir às alturas para se estrear a marcar na Liga ao quarto ano de futebol português. Exibição trabalhosa e segura no eixo da defesa, coroada com o golo do triunfo ao minuto 87. O quinto lugar foi cimentado com a cabeça do capitão Pedrão.

MENÇÃO HONROSA: André André
Chegou aos seis golos na Liga, todos de grande penalidade. Teve dois duelos com Leo Jardim e não desperdiçou, ainda que o segundo tenha sido cobrada de forma arriscada Leo Jardim deu uma sapatada na bola, mas não conseguiu afastar. Já é o melhor marcador dos vimaranenses.

MOMENTO: golo de Pedrão (87’)
Lance de bola parada, Tozé despeja o esférico no coração da área onde Pedrão foi dono e senhor das alturas. Cabeceamento do capitão do Vitória, desvio subtil mas certeiro para o fundo das redes de Leo Jardim, que nada pôde fazer para evitar o golo.

POSITIVO: jogo solidário com casa cheia
Boa casa no Estádio D. Afonso Henriques. O jogo foi solidário, um alimento valia um ingresso para o jogo e o recinto vimaranense apresentou-se ainda mais composto do que o habitual. Antes do início do jogo o clube anunciou a recolha de oito toneladas de alimentos. Estiveram no Estádio D. Afonso Henriques 22299 espectadores.

OUTROS DESTAQUES

Gabrielzinho
Um autêntico quebra-cabeças para a equipa do Vitória, sempre velocíssimo pelo corredor esquerdo e com critério nas suas ações. Grande golo no início da segunda metade, um gesto técnico de excelência a assinar novamente o empate.

Tozé
O principal agitador do Vitória de Guimarães, disponível fisicamente e com capacidade para progredir no terreno. Iniciou o jogo no corredor direito, passou no meio e terminou no corredor esquerdo, atuando sempre com a mesma intensidade.

Jambor e Schmidt
A dupla que pauta o jogo do Rio Ave à frente da defesa. Não gostam de jogar mal, trocam a bola com qualidade, atraem a equipa contrária e dão critério à construção de jogo do conjunto de Vila do Conde.

Sacko
Não começou a época a titular, mas ganhou o lugar e tem dado conta do recado. Consistente na manobra defensiva, o maliano foi igualmente uma peça importante na manobra ofensiva do Vitória. Foi raro perder um lance.