MOMENTO

V. Guimarães: os minhotos partem para a 28.ª jornada da Liga depois de uma das derrotas mais saborosas da sua história (3-1), em Chaves, que valeu o apuramento para a final da Taça de Portugal. De regresso às contas do campeonato, os pupilos de Pedro Martins vêm de dois triunfos e seis jogos sem perder. Procuram voltar a igualar o Sp. Braga na classificação, uma vez que o rival abriu a jornada a vencer.

Tondela: último classificado da Liga, em igualdade pontual com o penúltimo e a quatro pontos do primeiro lugar acima da linha de água, a margem de manobra começa a diluir-se para a equipa orientada por Pepa. Em 27 jornadas os tondelenses conseguiram apenas três vitórias, uma das quais na receção ao V. Guimarães no jogo da primeira volta. Pepa não conta com Cláudio Ramos, guarda-redes e elemento com mais minutos da equipa.

INDISPONÍVEIS

V. Guimarães: Miguel Silva (lesionado);

Tondela: Cláudio Ramos (suspenso) e Amido Baldé (lesionado);

DISCURSO DIRETO

Pedro Martins (V. Guimarães): «A Taça de Portugal faz parte do passado, mais tarde pensaremos na final. Equipa está consistente, com prazer na situação em que está, sabemos que dependemos de nós para entrar na fase de grupos da Liga Europa e é isso que queremos. O Tondela vai dar a vida pelo jogo».

Pepa (Tondela): «Sabemos que vai ser um jogo difícil, com a dimensão do Vitória, a massa adepta, uma equipa com individualidades e um treinador com uma mística muito específica. É reconhecido, até pelo próprio Vitória, que esta é capaz de ser a melhor equipa dos últimos anos, mas eles não vão jogar sozinhos e o nosso objetivo é pura e simplesmente os três pontos».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O histórico de confrontos entre os dois emblemas contempla apenas três jogos, os disputados na Liga desde que o Tondela ascendeu ao principal escalão do futebol português. Nesses três embates registaram-se os três resultados possíveis: o V. Guimarães venceu em casa (1-0) na época passada e em Tondela registou-se um empate (1-1), sendo que já esta época a equipa na altura orientada por Petit venceu (2-1) no seu reduto. No que ao D. Afonso Henriques diz respeito, o V. Guimarães venceu o único jogo em que recebeu o Tondela.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães

Outros convocados: convocatória ainda não foi divulgada.

Tondela

Outros convocados: Miguel Batista, Pica, Fernando Ferreira, Pité, Bruno Monteiro, Wagner e Murilo.