Em véspera de receção ao Benfica, Costinha, extremo do Vitória de Setúbal, entrou na história do emblema sadino ao atingir a marca dos 100 jogos com a camisola do clube.

Maisfutebol esteve à conversa com Nuno Correia, agente e amigo próximo de Costinha, que acredita que os melhores momentos «estão ainda para vir.»

Aos 25 anos, Costinha é uma das principais figuras do Vitória de José Couceiro. Ainda assim, o português só chegou ao mais alto escalão aos 22, depois de passagens pelos distritais e Dinamarca.

«O Costinha fez a formação no FC Porto e terminou-a na Académica, que é a equipa da terra natal dele. Em sénior andou em divisões inferiores e saltou para as ligas profissionais na Dinamarca. Trouxe-o para Portugal para o Lusitano e fez uma época e meia estrondosa. Na segunda temporada fez 18 golos no CNS e foram à fase de subida. Esteve em grande destaque», contou.

O percurso de Costinha no futebol sénior:

2011/12: Sertanense/Tocha
2012/13: Fredericia (Dinamarca)
2013/14: Fredericia/Lusitano
2014/15: Lusitano
2015/16: Vit. Setúbal - 31 jogos oficiais
2016/17: Vit. Setúbal - 36 jogos oficiais
2017/18: Vit. Setúbal - 33 jogos oficiais (a decorrer)

A fantástica caminhada no humilde clube de Viseu, na altura a disputar o Campeonato Nacional de Seniores, serviu de rampa de lançamento para a carreira. Com 22 anos chegou finalmente ao topo do futebol português, e a adaptação foi rápida:

«A época com o Lusitano foi de grande sucesso e foi isso que o catapultou. Chegou ao Setúbal e foi logo titular. Não é fácil vir de uma equipa do CNS para o Setúbal, com pouco nome. A verdade é que as épocas vão passando e ele é titular indiscutível, tanto com o Quim Machado, como com o Couceiro. Não é qualquer um que consegue. Mas acredito plenamente que os momentos mais marcantes ainda estão ainda para vir.»

Sobre o futuro de Costinha, Nuno Correia foi claro: o foco, neste momento, está no Vitória.

«Temos uma relação de irmãos que ultrapassa claramente a ligação profissional, mas estamos em plena sintonia em relação ao que ele quer. Neste momento o foco é claramente o Vitória, e ainda tem mais um ano de contrato. Não podemos descurar alguma oportunidade que possa surgir de um clube com outros objetivos e poderio financeiro, mas neste momento está focado completamente no Setúbal e no jogo com o Benfica», rematou.

Embalado pelo marco histórico, o extremo volta a pisar os relvados do Bonfim no próximo sábado para defrontar o tetra-campeão Benfica, às 20h30, em partida a contar para a jornada 29 da Primeira Liga.