V. Setúbal e Portimonense abrem a 27ª jornada da Liga num jogo que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol a partir das 20h30

MOMENTO

V. Setúbal: depois de uma série de dez jogos sem derrotas em todas as competições desde o final de dezembro até ao início de fevereiro, os sadinos têm alternado vitórias em casa, com derrotas fora. No Bonfim venceram sucessivamente o Belenenses (3-0), Paços de Ferreira (1-0) e Rio Ave (1-0), num total de nove pontos, mas no mesmo período, fora de casa, somaram zero, com derrotas em Braga (1-3), no Bessa (0-4) e nos Barreiros (2-4). Uma prestação com altos e baixos que não têm permitido aos sadinos respirar com tranquilidade, apenas com mais dois pontos do que o Moreirense e mais três do que o Estoril, os clubes que ocupam os lugares de despromoção. De regresso a casa, a equipa de Couceiro tem uma oportunidade soberana para aumentar esse fosso, até porque o calendário dos sadinos até ao final da temporada não vai ser fácil, tendo ainda previstas uma receção ao Benfica e uma deslocação ao Dragão.

Portimonense: os algarvios, com mais seis pontos do que os sadinos, estão numa posição bem mais tranquila na tabela classificativa, já com trinta pontos, portanto muito perto de quebrar a barreira psicológica que, normalmente, permite festejar a manutenção. Depois de dois desaires consecutivos, a equipa de Portimão voltou a encontrar o trilho das vitórias na última jornada, precisamente frente ao outro Vitória, o de Guimarães, num jogo em que perdeu o seu melhor marcador, Fabrício, suturado com 18 pontos na coxa direita.

AUSÊNCIAS

V. Setúbal: Costinha vai cumprir um jogo de castigo, enquanto Vasco Fernandes, ainda limitado, também não vai integrar as opções de José Couceiro.

Portimonense: Fabrício, suturado com 18 pontos na coxa direita, depois do triunfo sobre o V. Guimarães, é a grande baixa, mas o médio Galeno, que se lesionou no treino de quinta-feira, também vai falhar o jogo de abertura da ronda.

DISCURSO DIRETO

José Couceiro: «O Portimonense tem bons executantes, são muito eficazes no contra-ataque. Este é um dos jogos mais complicados que vamos ter. Precisamos de muita concentração».

Vítor Oliveira: «Este é mais um jogo importantíssimo para nós. Vamos, certamente, discutir os três pontos durante os 90 minutos, de forma a conseguirmos chegar à tranquilidade e assegurar o nosso objetivo de manutenção no escalão maior do futebol português».

HISTÓRICO

O histórico entre estes dois emblemas em jogo da Liga é claramente favorável à equipa da casa que, num total de treze choques, venceu dez, cedeu dois empates e apenas uma derrota. Nas últimas quatro visitas dos algarvios ao Bonfim, o Vitória venceu sempre e nas últimas três marcou sempre três golos. A única vitória da equipa de Portimão data de maio de 1981, com um golo solitário de Vítor Gomes. Já esta temporada, na primeira volta, no Algarve, a equipa de Vítor Oliveira venceu por 5-2. Os sadinos abriram e fecharam o marcador, mas pelo meio, os algarvios marcaram cinco, incluindo um «bis» de Fabrício, o grande ausente do jogo desta sexta-feira.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Setúbal:

Portimonense: