Quando jogas a LIGA MAISFUTEBOL, tens acesso a uma página com as regras completas. No entanto, como sabemos que há quem tende a ignorar essas coisas, e a aprender pela experiência, deixamos-te aqui uma versão mais light com tudo o que precisas de saber.

Plantel

Tem de ter 2 guarda-redes, 5 defesas, 5 médios e 3 avançados. Portanto, 15 jogadores. Só podes ter, no máximo, três jogadores da mesma equipa.

Tática

As táticas aceites são 3-4-3, 3-5-2, 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, 5-4-1 e 5-3-2. Ou seja, tens de ter sempre pelo menos três defesas, três médios e um avançado. Para mudares a tua tática, só tens de substituir com jogadores do banco. Por exemplo, estás em 4-4-2 e queres um 4-3-3: substituis um médio do onze por um avançado do banco.

Capitão e Vice-Capitão

O capitão é o jogador da tua equipa que vai pontuar a dobrar. Caso o capitão não jogue, é o vice-capitão que pontua a dobrar. Se usares substituições manuais (vê mais sobre isso no artigo sobre gestão de equipa) só conta o capitão, porque podes alterá-lo manualmente durante a jornada. No modo de substituições automáticas, ficam os que definiste à partida. E se nenhum dos dois jogar, tiveste azar e já não há nada a fazer.

Substituições automáticas e manuais

Isto está tudo explicado no outro artigo de gestão de equipa. Aquilo que precisas de saber é que o mercado bloqueia 1 hora antes do primeiro jogo. Se não mexeres na equipa daí para a frente, tens substituições automáticas. Se fores lá mudar de capitão ou colocar jogadores do banco, as substituições manuais ficam activas. E uma vez activas, não há volta a dar.

Transferências

Para cada jornada, tens 2 transferências grátis. Retiras um jogador e vais buscar outro, desde que seja para a mesma posição e que o teu orçamento chegue para o preço dele. Se não as gastares numa jornada, acumulam para a seguinte, até a um máximo de 4. Se quiseres fazer mais do que as transferências grátis que tens, levas sempre 4 pontos de penalização por cada transferência extra.

O que é que dá pontos

Aqui tens a lista de todas as acções de jogo que dão pontos na LIGA MAISFUTEBOL. Quando não especificamos a posição é porque é igual para todos os jogadores.

Clean Sheet (não sofrer golos): dá 4 pontos ao guarda-redes e defesas, 1 aos médios. Nada para os avançados.
Jogar 1-59 minutos: 1 ponto.
Jogar 60 minutos ou mais: 2 pontos.
Cartão Amarelo: menos 1 ponto (-1).
Cartão Vermelho: menos 3 pontos (-3).
Golo: 6 pontos se for um guarda-redes ou defesa, 5 se for um médio, 4 se for avançado.
Assistência para golo: 3 pontos.
Autogolo: menos 2 pontos (-2).
Penálti falhado: menos 2 pontos (-2).
Penálti cometido: menos 1 ponto (-1).
Penálti defendido: 5 pontos.
Golos sofridos pela equipa: menos 1 ponto (-1) por cada dois golos sofridos para guarda-redes e defesas.
Defesas do guarda-redes: 1 ponto por cada duas defesas para o guarda-redes.
Bloquear um remate do adversário: 1 ponto por cada dois bloqueios, para qualquer jogador excepto guarda-redes.
Bolas recuperadas: 1 ponto por cada cinco bolas recuperadas, para qualquer jogador excepto guarda-redes.
Remates à baliza: 1 ponto por cada dois remates à baliza, para qualquer jogador excepto guarda-redes.

Critérios para estas estatísticas

Um jogador que seja substituído antes de a equipa sofrer golos não leva pontos de penalização se a equipa sofrer já sem ele em campo. Se for expulso, contudo, os golos sofridos após a expulsão também o penalizam. Para ganhar os pontos relativos a uma clean sheet tem de jogar pelo menos 60 minutos.

Uma assistência, na LIGA MAISFUTEBOL, não é só o último passe antes do golo. Um remate ao poste, defendido ou bloqueado que dá golo na recarga, conta como assistência para quem fez o primeiro remate. Quando há autogolo, também há assistência para quem fez o passe ou remate desviado por um jogar para a sua própria baliza. O jogador que sofre um penálti que dá golo também tem assistência. As exceções surgem quando se trata do mesmo jogador. Se marcar na recarga a um remate seu, ou se quem sofreu o penálti for o mesmo que o marca, o jogador não recebe golo e assistência, apenas golo.

Um autogolo só é autogolo se o remate original não for na direcção da baliza. Um desvio de uma bola que já ia para a baliza não conta como autogolo.

Um remate à baliza é um remate que se enquadra entre os postes e a barra. Se foi ao lado não conta. Se foi ao poste ou à barra também não.

Remates bloqueados são todos aqueles em que um jogador se coloca à frente de um remate adversário, impedindo que a bola chegue à baliza.

Bolas recuperadas são todas as recuperações de posse de bola. Isto é, quando um jogador intercepta um passe, desarma um adversário ou simplesmente recolhe um alívio do adversário, tem uma bola recuperada. A posse estava no adversário e passou para o jogador X, se o jogador X mantiver a posse na sua equipa tem uma bola recuperada.

JOGA JÁ!