A Associação de Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) manteve uma conferência com a UEFA e a FIFA, por alturas da comemoração do terceiro aniversário, na qual foi apresentada a ideia de criar um código de boas práticas para a protecção do jovem jogador. A revelação foi feita ao Maisfutebol por Emanuel Medeiros, que pretende «valorizar a promoção e a protecção dos atletas e dos clubes formadores».
«A nossa ideia é criar um documento que reúna as melhores práticas em matéria de recrutamento, de formação da personalidade do jogador e de treino para os jovens jogadores. Queremos escutar os clubes, perceber os seus pontos de vista e, através de uma convenção a assinar por todas as ligas, criar um compromisso de implementação de boas práticas na protecção dos jovens jogadores e dos próprios clubes formadores».
O trabalho de criação do código de boas práticas estão a ser realizado pelo próprio Emanuel Medeiros, presidente da EPFL, que conta terminá-lo no prazo de três semanas. «Uma das grandes bandeiras deste código, e que é importantíssima para a credibilização do futebol, passa pela luta intransigente contra o tráfico de jovens jogadores. Já temos os traços gerais do projecto, que nesta altura estão em fase de discussão interna».