O Liverpool, campeão europeu em título, desperdiçou a oportunidade de carimbar, desde já, a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao ceder um empate em Anfield na receção ao Nápoles (1-1). Um empate que deixa tudo em aberto até porque, no outro jogo do grupo, o sensacional Salzburgo foi à Bélgica golear o Genk (4-1) e está na luta pelos dois primeiros lugares.

Confira a FICHA DO JOGO

Um empate que obriga os detentores do título ao alcançarem, pelo menos, um empate em Salzburgo, na última ronda, para não correrem o risco de chegarem ao final das contas no terceiro lugar e fora da Champions.

Esta noite, a equipa de Jurgen Klopp, a jogar em casa, tinha a qualificação nas mãos, mas deitou tudo quase a perder com uma exibição cinzenta. Os italianos estiveram a vencer desde o minuto 21 quando Dries Mertens escapou no limite do fora de jogo, para marcar de ângulo apertado. James Milner esteve perto de empatar mesmo a fechar a primeira parte, numa das poucas oportunidades criadas pela equipa da casa que, pelo meio, perdeu Fabinho (lesionado).

O Liverpool acabou por melhorar no segundo tempo, diante de um Nápoles cada vez mais recuado na defesa do magro resultado, mas o golo do empate só chegou aos 65 minutos, num lance de bola parada, com Dejan Lovren a cabecear com sucesso na sequência de um canto.

A equipa da casa ainda foi à procura da vitória, mas o Nápoles segurou o precioso empate que lhe permite partir para a última jornada, em que recebe o já eliminado Genk, numa posição privilegiada. O Liverpool, por seu lado, está obrigado a pontuar em Salzburgo ou aguardar que os italianos percam com os belgas.

De Anfiled viajamos até Genk onde o Salzburgo arrancou a segunda vitória neste grupo, com um categórico 4-1. Patson Daka (43m), Takumi Minamino (45m), Hee-Chan Hwang (69m) e o inevitável Erling Haaland (87m) marcaram os golos dos visitantes, enquanto Mbwana Samata marcou o golo de honra da equipa da casa.

Voltando às contas deste Grupo E, o Liverpool segue no primeiro lugar, com 10 pontos, apenas mais um do que o Nápoles e mais três do que o Salzburgo.