Sebastián Abreu, ou El Loco Abreu, vai jogar no Rosário Central da Argentina. O jogador uruguaio chega assim por empréstimo ao 19º clube da sua carreira!

Conhecido pelas suas constantes mudanças de clube ao longo da sua carreira e pelo seu temperamento muito competitivo, Loco Abreu, de 36 anos, iniciou a sua carreira no Defensor do Uruguai 1994, depois de ter feito a formação no Nacional, sua equipa de coração. Dois anos depois faz a sua primeira passagem pela Argentina, e vai jogar para o San Lorenzo, equipa que voltaria a representar mais tarde.

As suas atuações chamam a atenção do Deportivo da Corunha e do futebol espanhol, nem sempre pelas melhores razões. Data desse tempo no San Lorenzo uma recordação mítica de Abreu: um golo que falhou frente ao River Plate, eternizado para a memória coletiva do fuebol pelo relato do narrador Marcelo Araujo. «Gol de Abreu, gol de Abreu...» e por aí fora, recorde aqui.



Em frente. O Deportivo contratou o jogador em 97. Mas Abreu não conseguiu adaptar-se na sua primeira passagem pela Europa e foi emprestado em anos sucessivos. Seguiram-se o Grêmio em 98, os mexicanos do Estudiantes Tecos de 98 a 2000, o San Lorenzo de 2000 a 2001 onde venceu uma Clausura, o Nacional em 2001, onde venceu o campeonato do Uruguai, e o Cruz Azul (México) de 2001 a 2003. Loco conseguiu assim o feito de jogar por três equipas diferentes no ano de 2001. De 2003 a 2004, ainda no México, representou o América. Durante sete anos como jogador do Corunha, foi emprestado a seis clubes.

Em 2004 volta ao Nacional, desta vez a título definitivo. Após a conquista de mais um campeonato uruguaio, Loco regressa ao México, mas não durou muito. De 2005 a 2008 foram quatro as equipas que representou no México: Dorados, Monterrey, San Luis, e Tigres. Ainda em 2008 volta ao campeonato argentino, onde iria atuar pelo River Plate e vencer mais um Torneio de Clausura.

Nesse mesmo ano Loco sai do continente americano, e vai jogar para o Beitar Jerusalem (Israel) onde chegou a fazer alguns jogos das eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, mas sem sucesso. O jogador regressa assim ao River Plate em 2009, mas sem oportunidades volta a Espanha para defender a Real Sociedad, passando depois para os gregos do Aris Salônica.

Em 2010, já com 33 anos, Loco regressa ao Brasil para jogar pelo Botafogo. Foi aqui que Abreu fez as suas duas melhores épocas, fazendo 105 jogos e marcando 62 golos. Venceu o Campeonato Carioca, a Taça Guanabara e a Taça Rio em 2010, e voltou a conquistar esta última em 2012.

Nesse ano, com 35 anos é emprestado pelo Botafogo ao Figueirense, equipa onde fica até Janeiro de 2013 quando regressa ao «fogão». Mas Abreu não permaneceu muito tempo no seu regresso ao Rio de Janeiro, e no fim do mês foi contratado pelo clube do coração, fazendo a sua terceira passagem pelo Nacional. Após ser afastado pelo treinador principal para treinar com a equipa juvenil, Loco acertou no dia um de Agosto de 2013 o empréstimo ao Rosário Central, onde permanece neste momento.

Pela seleção do Uruguai, Loco Abreu jogou em dois Mundiais e venceu a Copa América em 2011. É o terceiro melhor marcador de sempre da «Celeste Olímpica», com 31 golos, apenas atrás de Luis Suarez e Diego Forlán.

Quanto aos títulos pessoais, Abreu foi considerado por quatro vezes o melhor marcador do campeonato mexicano, por três equipas diferentes. Em 2001 foi distinguido com o prémio Melhor Jogador do Futebol Uruguaio.

Foram 19 as equipas representadas pelo jogador, que regressou duas vezes ao San Lorenzo e ao River Plate, e três vezes ao Nacional, equipa onde fez a sua formação. Será esta a última equipa de Sebastián «Loco» Abreu?

Recorde alguns dos melhores golos de Abreu