Menos de uma semana depois do anúncio de um controlo positivo a 14 russos nos Jogos de Pequim 2008, o Comité Olímpico russo (COR) anunciou que oito atletas também acusaram doping nos Jogos de Londres 2012.

«O Comité Olímpico Internacional (COI) informou o Comité Olímpico Russo que novas análises a amostras de Jogos Olímpicos de Londres 2012 detetaram resultados positivos em oito atletas russos de três modalidades», referiu o COR em comunicado.

O organismo diz ainda que de acordo com os regulamentos internacionais não serão divulgados os nomes dos atletas em questão, antes de serem efetuadas as contra-análises.

Na terça-feira, o COR tinha divulgado que 14 atletas russos tinham acusado doping nos Jogos de Pequim, em 2008, e que as contra-análises seriam feitas a 31 de maio e 01 de junho no laboratório antidoping de Lausana, na Suíça.

Nesse mesmo dia, a Federação russa de atletismo anunciou que todos os atletas que tinham acusado doping no passado serão privados de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Estas análises fazem parte de um trabalho levado a cabo pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) e pelas federações internacionais, no qual 31 atletas de 12 países mostraram resultados positivos em edições anteriores de Jogos.

A Rússia, que se viu desde o último ano a ‘braços’ com um escândalo mundial de doping e que está suspensa das provas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) espera uma decisão deste organismo quanto à participação no Rio 2016 a 17 de junho.