Foi uma das novelas de Verão de 2008. O Benfica encheu-se de admiração por Luís Garcia e tentou contratá-lo a todo o custo, mas o avançado espanhol acabou por não vir para a Luz. Cinco meses depois, Luís Garcia mantém-se no Espanhol, de Barcelona, e vive uma situação complicada: a equipa anda distantes dos bons resultados e encontra-se mesmo na zona do sufoco, abaixo da linha de água.
Luís Garcia admite que os últimos tempos têm sido difíceis no Espanhol, mas garante que mantém-se feliz por ter decidido ficar. «Nunca me arrependi de não ter ido para o Benfica», disse, em declarações ao jornal «Sport», precisamente de Barcelona. «Disse-o no momento em que decidi permanecer neste clube e mantenho-o agora, em circunstâncias desportivas que ninguém deseja».
Com a aproximação de Janeiro e da reabertura de mercado, volta a falar-se da hipótese de Luís Garcia sair do Espanhol. O jogador mantém a opinião que está bem e que não pensa abandonar o Montjuic. «Só sairei do Espanhol no dia em que o clube me abra a porta porque lhe interesse, pelas razões que forem, que me vá embora. O trabalho que recebi deste clube só se paga com trabalho e com golos».