Portugal venceu a selecção de Angola nos II Jogos da Lusofonia e conquistou assim a medalha de prata, numa prova que Cabo Verde venceu. A selecção nacional esteve a perder depois do golo de Amâncio aos 23 minutos, mas viou o resultado e acabou por golear a congénere angolana por 4-1, naquela que foi a terceira vitória na competição, depois da derrota inaugural para Cabo Verde.
A selecção nacional sub-21 deu a volta com duas grandes penalidades convertidas por Rui Fonte e Bura, aos 45 e 72 minutos respectivamente. O «penalty» batido por Bura, que originou a expulsão de Debele, criou grande incómodo junto dos adeptos angolanos, que não se conformaram com a decisão do juiz e protestaram saindo em massa do Estádio Nacional, relata a Lusa. André Santos fez o 3-1 aos 74 minutos e aos 80 Licá fechou o resultado, frente a nove jogadores angolanos.
Cabo Verde venceu Moçambique por 2-0 e conquistou a medalha de ouro, a primeira do país nos Jogos da Lusofonia 2009. A medalha de prata no futebol foi a 63.ª de Portugal na competição (21 de ouro, 31 de prata e 11 de bronze). O Brasil lidera o medalheiro, com 68.