O terceiro dia dos Jogos da Lusofonia, que estão a decorrer em Goa, na Índia, ficaram marcados pela boa prestação dos portugueses no ténis de mesa, particularmente nos singulares masculinos, com quatro dos cinco atletas a passarem a ronda inicial e a seguirem até aos quartos de final. Dinis Cunha foi o único que ficou pelo caminho.

Nos oitavos de final, os quatro mesatenistas voltaram a manter a senda vitoriosa, com Diogo Silva a ganhar a um atleta de Macau por 4-1, Diogo Pinho a bater um mesatenista do Sri Lanka por 4-0, Jorge Costa a vencer ao jogador da Índia por 4-0 e André Silva a bater um opositor angolano por 4-1. Esta quarta-feira, nos quartos-de-final, três mesatenistas nacionais defrontarão opositores da Índia, enquanto o André Silva terá pela frente um adversário de Macau.

Em Pares Masculinos, duas vitórias em outros tantos jogos. André e Diogo Silva venceram uma dupla macaense por 3-0, enquanto Diniz Cunha e Jorge Costa se impuseram a outra dupla da mesma nacionalidade, por 3-2. Amanhã as duas duplas terão pela frente duplas do país organizador.

Em Pares Mistos, jogou-se a primeira ronda, com as três duplas nacionais a vencerem por 3-2. Diogo Pinho e Joana Fins uma dupla de Macau, Jorge Costa e Marta Santos a baterem a dupla do Sri Lanka e Diogo Silva e Joana Mota, frente a outra dupla macaense.

Apenas na prova de singulares femininos, Portugal não teve a mesma taxa de sucesso. As cinco mesatenistas passaram a ronda de grupos inicial, mas três delas (Joana Fins, Joana Mota e Marta Santos) acabaram por cair nos oitavos de final. Patrícia Maciel perdeu na ronda seguinte frente a uma mesatenista da casa, por 4-0. Apenas Raquel Andrade se mantém em prova, onde nas meias-finais irá defrontar precisamente a atleta da Índia que eliminou Patrícia Maciel.