Fernando Santos diz que não vai jogar no Luxemburgo a pensar no Sporting-Benfica do próximo sábado. O selecionador nacional diz que vai ter em conta outros aspetos e não o dérbi em concreto.

«A seleção não está dependente do que vai acontecer neste fim de semana e nos próximos fins de semana. Quando se está na seleção é para jogar. No entanto, nesta fase, em que o Europeu ainda está longe, irei ter em atenção o esforço dos jogadores.»

O esforço e a mudança de planos, que obrigou a que o jogo com a Rússia que se iria jogar em Londres se jogasse em terreno russo. «Por causa disso passámos a ter um jogo sábado e outro terça-feira, com menos tempo de recuperação e com viagens mais longas. Isso vou ter em conta, claro. Também por alguma razão não fiz tantas substituições com a Rússia.»

No entanto, apesar da «atitude forte e da disponibilidade total», acredita que alguns dos jogadores, no seu «subconsciente», estarão limitados e já a pensar no dérbi: «Eu gostava que não fosse assim, mas também compreendo se há um caso ou outro em que isso possa acontecer.»

Recorde-se que o Sporting tem Rui Patrício, William Carvalho e João Mário nas opções de Fernando Santos e o Benfica tem Gonçalo Guedes e Eliseu.

Quanto ao jogo com o Luxemburgo, Fernando Santos diz que é «um bom teste» e que não espera facilidades perante uma seleção que aparece «com confiança, depois de vencer a Grécia há dois dias».

«Para mim não há mais fortes ou mais fracos. Há adversários que temos de respeitar, que têm as suas caraterísticas e a sua qualidade. O Luxemburgo é uma equipa muita aguerrida com vontade e determinação. Vai-nos exigir que a equipa tenha intensidade, seja agressiva e que dê resposta aos problemas que nos coloque o Luxemburgo. Eles irão fazer o jogo da vida deles e nós temos de saber responder a isso.»