«Pupilo» de José Mourinho na União de Leiria e no F.C. Porto, Maciel esteve perto de acompanhar também o técnico na mudança para o Chelsea. Quem o garante é o próprio avançado, actualmente com 32 anos.

«Na altura o Chelsea só contratava mesmo quem era jogador de selecção. Como eu nunca tive oportunidades na selecção brasileira, acabou por não acontecer», disse o jogador, em entrevista ao «Globoesportes». «Mourinho é diferente por saber conversar com os atletas. Trata todos de forma igual. Conversa, brinca, motiva. Isso sabe fazer como ninguém», defende.

Embora não se tenha conseguido afirmar no F.C. Porto, Maciel recorda com carinho a passagem pelo clube, sobretudo pela relação com alguns compatriotas. «Ainda hoje sou amigo do Derlei e do Deco. Com o Derlei, que agora se reformou, joguei vários anos. E converso muito com o Deco. Guardamos todos grandes lembranças», diz Maciel, que mostrou dotes de «profeta» no dia do título europeu, ainda que não tenha jogado. «Naquele dia falei com o Carlos Alberto e disse-lhe que ele ia fazer o golo do título», lembra.

Para além da União de Leiria e do F.C. Porto, Maciel representou mais dois clubes europeus: Sp. Braga e Xanthi (Grécia). Em 2009 voltou ao Brasil, para representar o Cabofriense. Entretanto já jogou no Angra dos Reis, Volta Redonda, Madureira, Guarany de Sobral e Macaé, clube que serviu nos últimos três meses.

Embora ainda não tenha clube para 2012, o experiente avançado não pensa na reforma: «Vejo jogadores com 37 e 38 anos, a jogar bem. Eu sei que posso jogar também. Quero jogar mais uns quatro anos. Ou pelo menos tentar», afirmou.