Que semana agridoce!

Depois de falhar o acesso às meias-finais da Liga dos Campeões a meio da semana, a Juventus venceu, finalmente, o campeonato italiano e fê-lo pela oitava vez consecutiva.

Cristiano Ronaldo e João Cancelo são, por isso, campeões de Itália.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

A Juventus podia já ter celebrado o título há umas semanas, mas tem vindo a falhar e a ver o Nápoles a «bater o pé». No entanto, deste sábado já não passa. A precisar apenas do empate, a Juve venceu a Fiorentina por 2-1.

Ainda assim, a equipa viola foi até Turim disposta a estragar a festa. Milankovic deu conta disso mesmo logo aos seis minutos de jogo ao inaugurar o marcador.

0-1 madrugador para a Fiorentina e a vantagem podia ter aumentado, não fossem os ferros da baliza de Szczesny. Chiesa teve o golo nos pés, aos 26 e a 34 minutos, mas na primeira ocasião, com o guarda-redes da Juve batido, a bola foi ao poste e na segunda foi à barra.

Não marcou a Fiorentina, marcou a Juventus. Canto de Pjanic e Alex Sandro meteu a cabeça onde muitos não metem o pé e empatou o encontro. 1-1 ainda antes do intervalo, um resultado que já servia à vecchia signora.

Na segunda metade, foi Ronaldo a forçar e a conseguir a cambalhota no marcador. O avançado português tentou o cruzamento e a bola desviou em Pezzella, que por infelicidade a colocou dentro da baliza de Lafont.

Mais de meia hora para jogar e a Juventus com os três pontos na mão, que chegavam e sobravam para festejar o 37.º título de campeã italiana, e os mesmos já não fugiram.

Até ao final, apenas mais duas ocasiões de golo e uma para cada lado. Lafont tirou o golo a Pjanic e, mesmo ao cair do pano, foi Szczesny a evitar o empate que Dabo tentou.

Depois da Supertaça agora o campeonato, e Cristiano Ronaldo e João Cancelo somam dois títulos em Itália no ano de estreia. O avançado torna-se assim campeão em três países diferentes [Inglaterra, Espanha e Itália - um feito inédito até aqui], enquanto o lateral festeja a vitória num campeonato pela segunda vez na carreira.