Deco revelou que adiou por várias vezes a saída do FC Porto porque queria ir para o Barcelona.

«Ao longo da carreira não estive em muitos clubes, mas o FC Porto e o Barcelona foram os que mais me marcaram», disse o antigo internacional português em entrevista ao jornal «Sport», recordando os anos e os títulos conquistados ao serviço dos portistas e o sonho de infância.

«Tive a sorte de jogar em clubes importantes, mas o Barcelona era o clube em que sonhava estar quando era pequeno».

«Sou da geração que cresceu a ver Romário e, para mim, o Barcelona era um sonho. Estive seis anos no FC Porto, e, quando algum clube chegava com propostas, dizia-lhes que não, porque queria esperar pelo Barça. Adiei várias vezes a saída do FC Porto à espera que chegasse o Barça», revelou.

Deco falou ainda sobre o campeonato espanhol e sobre o Real Madrid. «Não me pronuncio sobre se joga bem ou mal, mas, alguém acreditava realmente que seria igual sem Cristiano Ronaldo? É o melhor jogador da história do Real Madrid, e é normal que a equipa se ressinta».

Acontecerá o mesmo ao Barcelona quando Messi sair? Deco não foi perentório. «Não sei. Mas há uma diferença. A saída de Cristiano Ronaldo foi muito repentina. Não foi natural, não se acabou pouco a pouco, por isso o clube não estava preparado».