O português João Moutinho, jogador do Los Angeles FC, estreia-se este fim-de-semana na liga norte-americana de futebol, a MLS, na época de estreia na prova do emblema norte-americano.

O lateral de 20 anos revelou estar «feliz» com a experiência nos Estados Unidos, tanto dentro de campo, como na «cidade lindíssima, onde está sempre sol e bom tempo».

Este é o primeiro ano de funcionamento do novo clube Los Angeles FC, com um plantel criado de raiz. O português explicou, à agência Lusa, que «a equipa teve de se conhecer e criar rotinas, mas isso aconteceu em pouco tempo, com uma evolução muito grande».

Para esta temporada, Moutinho mostra-se cauteloso com as expectativas, mas admite que o clube foi criado para «ganhar títulos». «Temos de pensar jogo a jogo, não vale a pena pensar já no fim da época», disse.

A tarefa na estreia não será fácil. O LAFC desloca-se à casa dos vice-campeões Seattle Sounders. João Moutinho deve ser titular. «Vamos lá tentar jogar o nosso jogo, e vamos para ganhar. Queremos entrar em todos os jogos para ganhar e fazer o nosso jogo, manter a bola no chão, jogar entrelinhas e conseguir criar espaços», contou.

João Moutinho voltou a falar no «draft» e admitiu que «não estava à espera» que a «ascensão fosse tão rápida e fosse a primeira escolha».

O lateral português elogiou ainda o futebol nos EUA: «uma liga com bastante visibilidade, mesmo que isso não seja tão notório na Europa. Na nossa equipa, por exemplo, há quatro ou cinco jogadores que vão jogar o Mundial2018. Esta liga está em crescimento constante», completou.

Carlos Vela, antigo jogador do Arsenal e Real Sociedad é a principal figura do plantel do LAFC, orientado também por um nome conhecido do futebol norte-americano, Bob Bradley.

O treinador já venceu a MLS em 1998 com o Chicago Fire e conquistou a Gold Cup ao serviço da seleção norte-americana em 2007. João Moutinho elogiou-o: «O Bob é muito experiente, tem um conhecimento profundo do jogo. Já me ajudou muito e tenho evoluído bastante».

Moutinho não é o único português a jogar futebol em Los Angeles. No clube rival joga João Pedro, mas admitiu que os dois ainda não se conheceram.

Para além de Moutinho, há mais quatro portugueses na MLS: Pedro Santos (Columbus Crew), Gerson (Sporting Kansas City), João Pedro (Los Angeles Galaxy), e Rafael Ramos (Chicago Fire).

O campeonato arranca este sábado com o campeão em título, Toronto FC, a receber o Columbus Crew. Na Conferência Este, o New England Revolution visita o Philadelphia Union. O Houston Dynamo defronta o Atlanta United, na Conferência Oeste.