Hilário anuncia o adeus aos 38 anos. O guarda-redes português do Chelsea publicou uma mensagem no seu Instagram onde confirmou o final de uma carreira de vinte anos.

O futuro, de resto, já está definido. Hilário, cujo contrato terminou no final da última época, recebeu uma proposta do Chelsea para continuar ligado ao clube como treinador de guarda-redes, embora não tenha especificado em que equipa ou escalão.

O português chegou a Londres em 2006/07, pela mão de José Mourinho. Em oito temporadas fez apenas 20 jogos, sendo, quase sempre, a terceira opção para a baliza.

Contudo, deixa os relvados com títulos como a Premier League, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, embora não tenha sido utilizado nas conquistas europeias.

O último jogo de Hilário pelo Chelsea foi a 27 de agosto de 2011, frente ao Norwich, numa vitória por 3-1. Nas duas últimas temporadas não fez qualquer minuto.

A melhor época de Hilário nos «Blues» foi logo a primeira, quando fez 18 jogos, três deles na Liga dos Campeões. Na memória ficaram os dois jogos frente ao Barcelona.

«Depois de 20 anos tomei a difícil decisão de pendurar as luvas. Não foi uma decisão repentina nem simples e a idade pesou, mas também não podia recusar a oferta que o Chelsea me apresentou. Agora tenho a oportunidade de continuar envolvido no futebol e passar a minha experiência e conhecimento para uma nova geração de guarda-redes», escreveu o português.

Ao longo da carreira, que começou a nível profissional em 1994, na Naval, Hilário representou FC Porto, Académica, Estrela da Amadora, Varzim e Nacional, antes de rumar a Inglaterra.