O português Sérgio Vieira foi anunciado nesta quarta-feira como novo treinador do Ferroviária, equipa que vai disputar a Série A do Campeonato Paulista no início do próximo ano, depois de ter conseguido a promoção na época passada.

A contratação é feita ao abrigo do protocolo entre a Ferroviária e o Atlético Paranaense, em vigor desde 2004.

Sérgio Vieira está vinculado ao Atlético desde 2014, e recentemente assumiu o comando interino do «Furacão» durante dois jogos, na transição entre Milton Mendes e Cristóvão Borges. Agora é escolhido para orientar a Ferroviária, emblema da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.

«O Sérgio vem ao abrigo da parceria. É da escola europeia, tem formação na UEFA. No Brasil contam-se pelos dedos os técnicos que têm isso, e o Sérgio é um deles. Fez trabalho de observação para vários treinadores de renome na Europa», destacou Carlos Salmazo, presidente da Ferroviária, citado pelo «Globoesportes».

Sérgio Vieira tornou-se observador do Sp. Braga em 2009/10, numa equipa técnica liderada por Domingos Paciência, que dois anos depois acompanhou na mudança para o Sporting. Manteve-se em Alvalade para lá da demissão do técnico principal, posteriormente, mas em 2013/14 voltou ao Sp. Braga.

Em 2014 mudou-se para o Brasil,e mais concretamente para o Atlético Paranaense. Em julho deste ano foi «cedido» ao Guaratinguetá, para disputar a segunda volta da Série C do Brasileirão, mas no final de setembro voltou ao «Furacão», quando foi necessário fazer a transição entre Milton Mendes e Cristóvão Borges.