Dez minutos iniciais horríveis acabaram por custar muito caro ao Real Madrid na visita ao Mestalla, onde os merengues foram derrotados pelo Valência por 2-1, em jogo em atraso referente à 16.ª jornada da Liga espanhola.

Entrada pujante da equipa «che», que chegou à vantagem por intermédio do reforço de inverno Simone Zaza, numa execução notável de pé esquerdo em rotação.

FICHA DE JOGO

Aos 9 minutos, uma perda de bola de Varane numa transição originou um contra-ataque concluído pelo chileno Fabián Orellana a passe de Nani.

O Valência, também com Cancelo, surpreendia o Real Madrid com dois golos apontados por reforços de inverno num jogo agendado para... dezembro e podia não ter ficado por aqui. Os merengues, com Ronaldo no onze, demoraram a estabilizar e a equipa da casa esteve perto do 3-0 pouco depois.

O Real denotava muito nervosismo nas ações. Erros defensivos e pouca criatividade para superar uma equipa em crise mas que nesta quarta-feira conseguiu elevar os índices de competitividade.

Nani saiu aos 39 minutos com queixas numa coxa após uma incursão junto à área merengue. Pouco depois, Ronaldo, a cumprir o jogo 700 da carreira, reduziu de cabeça para o Real após bom cruzamento de Marcelo na esquerda.

Na segunda parte, Zidane reforçou a artilharia de ataque com Bale, Morata e Lucas Vázquez, e os merengues beneficiaram de várias oportunidades. Ronaldo esteve pelo menos duas vezes perto do bis, uma delas já perto em tempo de compensação, mas o conjunto «che» conseguiu segurar os três pontos e o segundo triunfo consecutivo, algo que se repete apenas pela segunda vez nesta temporada.

Segunda derrota do Real Madrid na Liga espanhola. A equipa de Zinedine Zidane continua assim com um ponto de vantagem sobre o Barcelona e menos um jogo.