Samuel Eto'o e José Mourinho marcaram presença esta quinta-feira num evento promovido pela Liga espanhola, que serviu para anunciar a celebração de uma nova parceria.

O camaronês não poupou nos elogios ao treinador português, com quem trabalhou no Inter de Milão em 2009/10 e mais tarde no Chelsea. «Estou farto de justificar que este senhor é uma das melhores pessoas que existem no mundo do futebol. Muitas vezes a vida não é justa. E o futebol é como a vida. E os que merecem o respeito das pessoas por vezes não têm esse reconhecimento. Mourinho? Damos tudo por ele», disse.

«Quando tive a sorte de estar nas mãos dele, ninguém esperava que ganhássemos a Liga dos Campeões. E lembro-me da palestra dele antes de Stamford Bridge [n.d.r.: oitavos de final da Champions em 2009/10], porque ele dava-nos todos os detalhes. Ele disse-nos: 'Têm de ganhar por todos, mas sobretudo por mim.'»

Eto'o recordou ainda os tempos em que foi adversário de Mourinho. «Quando estava no Barça e jogávamos conta o Chelsea dele, não jogávamos contra os jogadores: jogávamos contra Mourinho. E isso dava-nos mais motivação.»

O treinador português escutou a conversa atentamente e também ele interveio. Mais à frente, Mourinho falou sobre o período passado em Espanha a treinar o Real Madrid. «Ficarei sempre com o orgulho de ter vencido a vossa liga num momento em que era especialmente difícil», recordou, lembrando a luta titânica com o poderoso Barcelona de Guardiola.

Javier Tebas, presidente da LaLiga, disse ver com bons olhos um possível regresso de José Mourinho ao futebol espanhol e Eto'o lançou-lhe um desafio. «Para o Barcelona, que volte para o Barça. Estaria bem em Maiorca, que tem a melhor cidade de Espanha, mas que vá para o Barça.»