Aos 28 anos, João Coimbra encara a primeira aventura no estrangeiro. O médio português assinou recentemente pelo Rapid de Bucareste, e o entusiasmo não é minimamente beliscado pela situação do clube na tabela classificativa (último lugar), nem pelos vários casos de insolvência na Liga romena.
 
«As expectativas são boas. O clube está numa situação complicada mas apostou agora no mercado de inverno, para lutar pela permanência. As expectativas passam por ajudar o clube a conseguir esse objetivo e depois também assumir-me aqui no clube. É a primeira experiência fora e vou fazer tudo para correr da melhor maneira», diz o médio, em conversa com o Maisfutebol.
 
João Coimbra lembra que o Rapid é um «clube grande e histórico», pelo que «ajudar a garantir a manutenção acaba por ser mais uma motivação». «Infelizmente os problemas financeiros verificam-se em muitos campeonatos, e também em Portugal. Achei que seria o momento oportuno para jogar fora do país, e a oportunidade apareceu. Não quero pensar em problemas financeiros. Em Portugal também tive, num clube ou noutro. Nesta altura penso que pode ser uma boa oportunidade para a minha carreira», justifica o jogador formado no Benfica, e que também passou por Gil Vicente, Nacional, Estoril e Académico de Viseu.
 
«Até agora as impressões são boas», assegura o médio, que antes de assinar pelo Rapid aconselhou-se com Rui Miguel, agora seu colega, tal como Kikas. «Fui muito bem recebido e eles têm ajudado na integração», revela.
 
O Rapid está em estágio na Turquia, a preparar a segunda metade da época, e por isso João Coimbra ainda não teve oportunidade de explorar a nova morada, mas as referências dadas antes da transferência foram positivas: «Toda a gente me fala muito bem de Bucareste. Mas ainda só estive lá um dia ou dois, não conheço ainda muito bem. Antes de vir falei com amigos e todos me falaram bem da cidade.»
 
Se Rui Miguel e Kikas são colegas de equipa, João Coimbra vai ter oportunidade de defrontar alguns compatriotas na Liga romena, e assume que isso «vai ser aliciante». Questionado sobre qual o amigo que mais anseia encontrar em campo, o médio referiu Filipe Nascimento, que há poucas semanas era seu colega no Académico de Viseu, e que agora assinou pelo Cluj.