José Mourinho vai abraçando a vida de comentador na estação inglesa Sky Sports e no domingo, durante a antevisão do dérbi londrino entre Arsenal e Tottenham (2-2), foi questionado sobre a importância destes duelos de um ponto de vista pessoal. O português não escondeu que vive as rivalidades de forma especial.
 
«Para pessoas como eu [os dérbis] são diferentes, não o posso esconder. Acho que depende da personalidade de cada um», começou por dizer o técnico.

 «Há uma certa maneira de viver o futebol. Não há só a maneira profissional. A preparação é a mesma, não podes fazer muitas coisas diferentes…, mas dentro de ti há algo que te leva aos básicos pelo teu amor pelo futebol. É algo que não consegues explicar, apenas sentir», continuou, junto dos colegas de painel.
 
Acompanhado pelo moderador David Jones e o ex-jogador Graeme Souness, o special one ainda «confidenciou» algo que costumava dizer na véspera destas partidas, entre risos: «Quando jogava um dérbi… na noite anterior costumava dizer que dormia com o pijama da minha equipa! E acordava preparado para ir [a jogo].»
 
Mourinho concluiu, dando o exemplo de um confronto que experienciou durante várias temporadas: «Tens de pensar nos adeptos que nasceram com aquela rivalidade. Inter contra o Milan, o que significa para mim? Não sou italiano, nunca joguei pelo Inter, nunca vivi em Itália, mas tenho de estar na pele dos adeptos que adoram o clube. Era isso que fazia para viver [os dérbis] de maneira diferente.»