A terceira Bola de Ouro está conquistada, mas não é por isso que Cristiano Ronaldo deixa de receber prémios. Nesta quarta-feira a Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) anunciou que o jogador português do Real Madrid foi distinguido com o galardão de melhor marcador de 2014 em provas internacionais.
 
Para este prémio não contam os golos marcados nas Ligas nacionais, nem mesmo nas taças de cada país. Apenas competições internacionais, sejam elas continentais ou a uma escala global, de clubes ou seleções. Cristiano Ronaldo conseguiu 20 golos neste âmbito. Quinze dos quais pelo Real Madrid (oito na segunda fase da Liga dos Campeões 2013/14, dois na Supertaça Europeia e cinco na primeira fase da Liga dos Campeões 2014/15), e outros cinco pela seleção portuguesa.
 
Os outros lugares do pódio vão para jogadores do Barcelona, mas Lionel Messi fica pela terceira posição, com 18 golos (oito pela seleção argentina e dez pelo seu clube). No segundo lugar ficou Neymar, autor de 19 golos, 15 dos quais pela seleção brasileira.
 
Na lista da IFFHS, composta por 52 jogadores, aparecem ainda três elementos do plantel do FC Porto. Yacine Brahumi aparece no 30 º lugar, com oito golos (quatro pela Argélia e quatro pelos «dragões». Jackson Martínez surge na 33ª posição, com oito golos (dois pela Colômbia e seis pelo clube português), e Vicent Aboubakar é 44º, com sete golos (cinco pelos Camarões e dois pelo clube português).