Paulo Fonseca fez um balanço positivo da temporada 2016/17, depois de já ter garantido a conquista o título na Ucrânia, à frente do Shakthar Donetsk, além de estar ainda qualificado para a final da Taça da Ucrânia. O treinador português, numa entrevista à TSF, fala também da liga portuguesa, confidenciando que «esperava mais do Sporting».

«Quando cheguei aqui o principal objetivo eram voltarmos a ser campeões, esse objetivo está cumprido. É verdade que caímos diante do Celta de Vigo na Liga Europa, mas foi um jogo em condições muito especiais, aos 92 minutos, com um penalti que não existiu e, sinceramente, penso que poderíamos estar ainda na Liga Europa, mas o balanço tem que ser feito de forma realista», começa por destacar o treinador.

Um título conquistado sob condições difíceis, uma vez que Paulo Fonseca chegou para substituir Mircea Lucesco que estava há doze anos no clube e com a equipa obrigada a jogar fora de casa devido à instabilidade que se vive em Donetsk. «Acho que é muito difícil vir substituir um treinador que estava aqui há doze anos, num clube que está em condições especiais, já que está deslocado de Donetsk, por isso estou muito feliz com a conquista do campeonato», referiu ainda.

Paulo Fonseca recorda ainda que ainda vai jogar a final da Taça frente ao Dínamo Kiev e, com o primeiro lugar na liga garantido, está agora empenhado em fazer uma boa Liga dos Campeões na próxima época.

«Se calhar cheguei demasiado cedo ao FC Porto»

Resultados bem distintos daqueles que conseguiu quando esteve à frente do FC Porto em 2013/14. «Já reconheci que, se calhar, cheguei demasiado cedo ao FC Porto, acredito que hoje, com a experiência que tive, as coisas seriam obrigatoriamente diferentes», comentou, acrescentando que, para já, não tem a intenção de regressar à liga portuguesa. «Sinceramente não faz parte dos meus planos regressar tão cedo. Quero continuar no estrangeiro, quero continuar a minha carreira, já estou num grandíssimo clube, mas quero continuar a conquistar títulos», prosseguiu.

Apesar de tudo, Paulo Fonseca tem seguido com atenção o campeonato português e confessou-se surpreendido com a prestação de uma equipa em particular. «No início da época esperava que o Sporting estivesse nesta luta, para mim era um dos mais fortes candidatos à conquista do título, mas neste momento já não está e já não está há algum tempo. Temos um FC Porto e um Benfica que vão disputar até ao último momento, sabendo-se que o Benfica está claramente em vantagem. Com a vitória em Vila do Conde e com o empate do FC Porto, o Benfica tem tudo para conquistar o título», comentou.

Uma palavra ainda para o Sp. Braga onde Paulo Fonseca também trabalhou antes de emigrar para a Ucrânia. «Houve uma mudança grande no Braga, mudou de treinador, novas ideias, nova adaptação, novos jogadores e as coisas não correram conforme estavam previstas. O Braga vai voltar a ser uma equipa forte. O presidente que está à frente do clube é uma pessoa muito ambiciosa, tem feito um excelente trabalho e tenho a certeza que o Braga vai continuar a crescer. Foi um ano menos conseguido, mas acredito nas pessoas que estão à frente do clube», destacou ainda o treinador do Shakhtar.