Depois de três anos de ligação ao Bayern de Munique nos quais não se conseguiu afirmar, Renato Sanches mudou-se esta temporada para o Lille, de França.

Em entrevista ao Canal 11, o internacional português recordou os momentos menos positivos que passou na Baviera e deixou um conselho para os jovens jogadores.

«A minha mensagem para cada jogador e para cada jogador jovem que está a crescer é: sigam os vossos sonhos, estejam sempre perto da vossa família e tenham pessoas que vos ensinem. Muitas pessoas é que metem coisas na cabeça dos jogadores, porque agora tens dinheiro e as pessoas vão aproximar-se de ti, é normal», disse.

«Mas tu tens os teus verdadeiros amigos, a tua verdadeira família e essas pessoas nunca vão deixar-te mal. Tens de te apoiar nessas pessoas. No meu caso, quando estive mal, não foi ninguém do mundo do futebol que me veio apoiar e me quis ajudar. Foram os meus amigos e a minha família», prosseguiu.

Renato afirmou ainda: «O estado mental é tudo para todas as pessoas na vida. Se tiveres um bloqueio mental ou emocional, não avanças, ficas perdido, só pensas naquilo. Temos de andar para a frente. Se eu ficasse preso ao que me aconteceu há um ou dois anos, não avançava e não tinha este momento que estou a viver. Temos de aprender com as coisas que nos correram mal e seguir em frente.»