Mário Rui foi considerado o melhor lateral da Europa no primeiro trimestre de 2018, segundo um relatório publicado esta segunda-feira pelo Observatório do Futebol [CIES] que tem em conta apenas as cinco principais ligas europeias [Big 5] e que também elege Cristiano Ronaldo como melhor avançado no mesmo período.

Segundo o documento, Ronaldo apresenta a melhor performance dos primeiros três meses do ano no que toca à posição de ponta de lança, enquanto Mário Rui é o primeiro entre os defesas laterais à frente de jogadores conceituados como Daniel Carvajal (Real Madrid), Kyle Walker (Manchester City) ou Jordi Alba (Barcelona). O defesa do Nápoles, ainda sem internacionalizações, integra o lote de convocados por Fernando Santos e pode estrear-se esta segunda-feira no duelo frente à Holanda, na Suíça.

Os critérios que estão na base deste relatório cruzam as prestações em campo de jogadores das principais cinco ligas europeias que tenham jogado pelo menos 45 minutos em oito jogos no período analisado, em seis parâmetros destintos: rigor, recuperação, distribuição, dribles, criação de oportunidades e remate.

Cristiano Ronaldo aparece destacado na lista de pontas de lança, à frente de Higuaín (Juventus) e Harry Kane (Tottenham), enquanto o argentino Lionel Messi lidera a tabela de extremos, que conta com o português Gonçalo Guedes (Valência) na sétima posição.

Os melhores jogadores do primeiro trimestre de 2018 por posições (classificações completas no fundo da página)

Guarda-redes: Hugo Lloris (Tottenham)

Centrais: Kalidou Koulibaly (Nápoles)

Laterais: Mário Rui (Nápoles)

Médios defensivos: Toni Kroos (Real Madrid)

Médios box-to-box: Christien Eriksen (Tottenham)

Extremos: Lionel Messi (Barcelona)

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)