A época 2023/24 entre a Liga Europa e a Liga Conferência conta com um total de 41 nomes portugueses em ação, entre jogadores e treinadores.
E para o arranque, a fase de grupos da Liga Conferência tem o pontapé de saída esta quarta-feira com o Lille-Olimpia Liubliana, duelo que vai colocar precisamente, frente a frente, os dois únicos treinadores portugueses na terceira competição europeia de clubes: Paulo Fonseca e João Henriques. Os restantes 15 jogos da 1.ª jornada estão agendados para quinta-feira, dia em que arranca também a fase de grupos da Liga Europa, com 16 jogos, entre eles a visita do Sporting ao Sturm Graz (20h00).
E, por falar em portugueses na abertura da Liga Conferência, a edição 2023/24 da competição conta, na fase de grupos, com um total de 22 nomes portugueses. Além dos treinadores portugueses Paulo Fonseca e João Henriques, há 20 futebolistas.
A Liga Europa, a segunda competição europeia mais importante de clubes, tem o Sporting como único emblema luso, contando com oito jogadores portugueses e o treinador Ruben Amorim. Porém, há mais representação portuguesa nos clubes estrangeiros: além do treinador José Mourinho, são nove jogadores. Nesta prova, há apenas seis clubes estrangeiros com portugueses inscritos na fase de grupos, com representação em cinco dos oito grupos. A Roma, com três nomes lusos, é o mais representado quanto a portugueses.
Na Liga Conferência, os 22 nomes portugueses estão distribuídos por um total de 12 clubes. Só os grupos C e F não têm qualquer representação portuguesa, numa prova também sem clubes lusos. O Olimpia, com cinco nomes portugueses, é quem mais leva o nome do país pelo futebol europeu na Liga Conferência.
Confira, na galeria associada elaborada pelo Maisfutebol, todos os 41 nomes portugueses que estão inscritos entre Liga Europa e Liga Conferência para a fase de grupos, que arranca esta semana. Grupo a grupo, clube a clube, um guia para o que aí vem.