Paulo Bento estreia-se nesta quinta-feira no comando técnico do Olympiakos. O conjunto grego mede forças com o Arouca no play-off de acesso à Liga Europa e o técnico português não espera facilidades para o jogo da 1.ª mão.

«Espero um jogo difícil, contra uma equipa que tem evoluído muito nos últimos anos, que vai disputar um jogo que já será histórico para o clube, mas que terá uma motivação tremenda por não lhe ser atribuído o favoritismo que é atribuído ao Olympiakos», disse em conferência de imprensa.

Paulo Bento desvalorizou o facto de o conjunto arouquense ser estreante nas competições europeias e prosseguiu a análise. «Espero uma equipa à imagem daquilo que têm sido as equipas do Lito no últimos anos, equipas que defendem bem, que normalmente aproveitam muito bem os erros que o adversário comete. Em alguns momentos do jogo dando a iniciativa ao adversário. Tentaremos ser o mais equilibrados possível, tentando assumir a iniciativa de jogo.»

Para o técnico português da equipa campeã grega, desvalorizar o Arouca seria um erro que poderia conduzir a consequências graves. «Sendo o Arouca ou outra equipa qualquer, tenho sempre muito respeito pelos adversários. O Arouca merece-nos muito respeito por aquilo que é o seu momento e creio que já o disse na apresentação: se pensarmos que temos aqui um jogo fácil ou uma eliminatória fácil, estamos a dar o primeiro passo para sentirmos muitas dificuldades e para termos um dissabor e isso é a última coisa que queremos», avisou.

Recorde-se que Paulo Bento foi anunciado há cerca de uma semana pelo Olympiakos. O antigo selecionador nacional e treinador do Sporting admitiu que ainda não teve tempo suficiente para solidificar ideias. «Uma semana é pouco tempo de trabalho, seja para se poder transmitir seja para poder assimilar as ideias. Creio que o fizemos bem, com uma disponibilidade dos jogadores tremenda, com os jogadores sabendo tudo o que é pertinente e importante saber em relação ao adversário, sabendo tudo aquilo que têm de fazer como grande equipa que são, sabendo que os espera um jogo extremamente complicado e uma eliminatória extremamente complicada», explicou Paulo Bento.

Esteban Cambiasso, o jogador escolhido pelo Olympiakos para falar aos jornalistas, concordou que o contexto do jogo com o Arouca não é o melhor, mas mostrou-se confiante na passagem à fase de grupos da Liga Europa.

«O treinador novo trata de impor rapidamente as suas ideias, mas sabemos que no futebol é preciso tempo. Seguramente ele tratou de fazer o melhor, mas uma semana não dá para conhecer tudo. O mais importante é que entendamos a nossa situação e que temos de passar esta eliminatória para assegurar a presença do Olympiacos na Europa. Depois, as ideias do treinador, provavelmente se verão com muito mais tempo», disse.