O internacional português sub-21 Luís Gustavo, também conhecido como Gus Ledes, diz ter sido vítima de racismo por parte de um jogador do Elche, que neste domingo foi ao reduto do Numancia.
 
O médio luso, agora com 26 anos, denunciou a situação no final da partida, e já nesta segunda-feira, explicou que os insultos não vieram da bancada, mas sim do relvado, de um jogador adversário. O antigo atleta do Barcelona e Rio Ave não quis, no entanto, adiantar o nome desse jogador, alegando falta de provas.

Ledes, que realça ter sido a primeira vez que foi vítima de insultos racistas na carreira, revelou ao jornal local Heraldo-Diario de Soria que o rival em questão aproximou-se e afirmou que «para os macacos há que falar assim», repetindo o gesto ainda antes do intervalo, quando se cruzaram num pontapé de canto.
 
«É lamentável que um jogador de futebol diga coisas assim no terreno de jogo para provocar o rival. Não devia voltar a repetir-se, nem num campo de futebol, nem em sítio nenhum. Seguramente ele [jogador do Elche] não é racista, mas é muito triste usar essas artimanhas para benefício e desconcentrar o oponente», referiu ainda o jogador do Numancia.