O médio português João Pedro, atualmente ao serviço dos LA Galaxy, rumou em janeiro à Major League Soccer (MLS), mas não esquece a passagem pelo Vitória Guimarães, sublinhando a importância do treinador, Pedro Martins, bem como do colega Rafael Miranda, na época em que menos esperava ficar na equipa principal dos minhotos.
 
«[Pedro Martins] Deu-me muita confiança para jogar à vontade e pôs-me também ao lado de um jogador que me ensinou muito taticamente e em como estar dentro de uma equipa. O Pedro Martins e o Rafael Miranda foram muito importantes no meu amadurecimento como jogador e como pessoa. Foi uma evolução tática grande», revelou João Pedro, em entrevista à agência Lusa.
 
João Pedro foi titular nos 17 jogos da primeira volta da Liga e confessou ter tido pouca crença em ficar no plantel vimaranense, após quatro anos na equipa B, entre II Liga e Campeonato de Portugal, algo que mudou na segunda semana da pré-época, em julho de 2016. «Nunca pensei que pudesse ser possível. No entanto, já o Pedro Martins estava a dizer que eu ia ficar no plantel e que me estava a ver como uma mais-valia. Fiquei obviamente contente», lembrou.
 
O jogador de 23 anos realçou os «momentos marcantes» pelo Vitória esta época, nomeadamente o primeiro jogo a titular, apesar da derrota com o Sp. Braga (1-0) e do empate caseiro com o Sporting, quando «toda a gente no estádio estava a saltar». Isto além do «grupo fantástico» da época na II Liga em 2014/15, com a equipa B, então de Armando Evangelista. «Fizemos vários jogos que guardo na memória», acrescentou.