A seleção nacional masculina concentra-se nesta segunda-feira para começar a preparação dos próximos dois compromissos internacionais. A equipa portuguesa receberá no dia 25 a Bulgária e jogará no dia 29 na Bélgica. Os dois jogos de âmbito particular seguem o plano da participação lusa no Euro 2016 do próximo verão.

Com os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro a regressarem a casa para representarem a Seleção, esta ronda por factos e figuras deste fim de semana dedica exclusiva atenção ao que fizeram os internacionais portugueses que jogam fora do país – num panorama que vai do oito ao 80 no que respeita aos interesses individuais do que aconteceu.

Entre os guarda-redes, Eduardo não tem jogado porque o campeonato da Croácia já parou no dia 13 e só regressa a 2 de abril, sendo que o português não foi utilizado no jogo da Taça local nesta semana que passou. Já Anthony Lopes cumpriu os 90 minutos da vitória do Lyon sobre o Nantes e fê-lo sem sofrer qualquer golo na baliza do atual quarto classificado da liga francesa.

Subindo mais no terreno, mas continuando ainda em França, o lateral esquerdo Raphaël Guerreiro desfalcou a defesa do Lorient ultrapassada cinco vezes com sucesso pelo Angers. O jogador português ficou fora das opções do Lorient devido a uma pequena entorse num joelho contraída a meio da semana.

Bruno Alves e Nani foram outros dos emigrantes portugueses que não jogaram neste fim de semana e as razões da paragem forçada de todo o Fenerbahçe estão no 80 deste cenário, pois foram questões de segurança relacionadas com terrorismo as que levaram as autoridades turcas a adiar o jogo com o Galatasaray. A capital turca está habituada aos dérbis, mas os atentados terroristas do último sábado obrigaram à medida extrema da suspensão para garantir que a segurança não era posta em causa.

José Fonte e Ricardo Carvalho estão também no 80 do desempenho desportivo das suas equipas. O Southampton (que teve Cedric no banco de suplentes sem ser utilizado) conseguiu uma vitória muito importante sobre o Liverpool que mantém a equipa de Fonte na luta pelos lugares europeus da Premier League ao mesmo tempo que deixou o adversário direto dessa corrida Liverpool um pouco mais longe.

Para além do resultado final, o Southampton conseguiu ganhar depois de ter estado a perder por dois golos de diferença. José Fonte foi totalista de minutos nesta importante vitória. Já não importante para as questões do título francês – porque o Paris Saint-Germain já o garantiu matematicamente –, mas ainda essencial para manter o lugar de acesso direto à Liga dos Campeões, o Monaco foi a casa do PSG vencer o virtual campeão.

Com Ricardo Carvalho a mandar na defesa dos visitantes (Bernardo Silva não foi opção para Leonardo Jardim porque estava suspenso), o jogo deste domingo significou também a segunda derrota do PSG na liga francesa – e com todas as estrelas no onze... O último defesa chamado por Fernando Santos que joga no estrangeiro é Vieirinha. O jogador português do Wolfsburgo foi substituído aos 79 minutos, antes de acontecerem os dois golos que fizeram o empate a uma bola com o Darmstadt.

O Valencia do médio André Gomes está no oito do que aconteceu no fim de semana aos portugueses, pois a equipa «che» caiu mais duas posições na tabela e já é 14ª no final da jornada 30 da liga espanhola. Numa época para esquecer, o Valencia já só está três lugares e seis pontos acima da linha de água. A derrota deste domingo voltou a acontecer quando o jogo já caminhava para o final, com o Celta a fazer os dois golos do triunfo nos últimos dez minutos da partida.

Chegando à frente da equipa nacional, Danny foi totalista na vitória do Zenit sobre o Krylia Sovetov sendo o jogador português a fazer o passe que rasgou a defesa dos visitados para que Dzyuba abrisse o marcador para a equipa de São Petersburgo. Sem jogo entre os rivais de Istambul, o Besiktas de Ricardo Quaresma acabou o fim de semana a reforçar o comando da liga turca, pois a equipa do médio português – que jogou a primeira parte – venceu o Antalyasport.

Cristiano Ronaldo conseguiu ir do oito ao 80 na vitória do Real Madrid sobre o Sevilha, um resultado que deixou o Barcelona menos longe, mas que, sobretudo, deixou o At. Madrid a apenas um ponto de distância dos «merengues». O jogador português começou mal ao falhar um penálti rematando por cima da baliza. Mas demorou pouco a compensar a falha.

Seis minutos depois, o capitão da seleção portuguesa redimiu-se marcando. E desculpou-se mesmo perante os adeptos do Real pelo penálti desperdiçado. Éder fecha a lista de Fernando Santos quanto a emigrantes no futebol mundial. O avançado do Lille fez os 90 minutos da vitória sobre o Toulouse, mas o golo que decidiu o jogo não foi do português.

A Seleção concentra-se nesta segunda-feira a partir das 22:00 tendo Fernando Santos convocado um total de 24 futebolistas entre os emigrantes e os que jogam em Portugal.