Sortes distintas para os portugueses que jogaram esta quinta-feira na primeira mão da primeira pré-eliminatória da Liga Europa, depois de José Mourinho ter conduzido o Manchester United à vitória na última edição desta competição. Cinco dezenas de jogos por essa Europa fora, com alguns resultados bem desnivelados, como a goleada dos noruegueses do FK Haugesund sobre os norte-irlandeses do Coleraine (7-0) ou dos cazaques do Kairat Almaty frente aos lituanos do Atlantas Klaipeda (6-0), num jogo que contou com um «bis» do «desaparecido» Andrey Arshavin.

Liga Europa: confira aqui todos os resultados e as fichas dos jogos da primeira pré-eliminatória

Podemos começar precisamente pelo Cazaquistão, onde Carlos Fonseca do FK Irtysh Pavlodar foi titular no triunfo sobre os búlgaros do Dunav 2010 (1-0).

Amâncio Fortes também foi titular na visita dos moldavos do Dacia Chisinau ao campo dos macedónios do Shkëndija, mas perdeu por 0-3.

Ricardo Alves, dos eslovenos do Olimpija, não foi utilizado na derrota diante dos finlandeses do Vaasan Palloseura (0-1)

Valdo Alhinho, dos letões do Jelgava, perdeu na Hungria diante do Ferncvaros (0-2), enquanto Bernardo Lopes, dos gibraltinos do Lincoln foi goleado diante dos cipriotas do AEK Larnaca por 0-5.

Falta ainda conhecer o resultado final do Glasgow Rangers de Pedro Caixinha que, por esta hora, está a vencer os luxemburgueses do FC Progres Niedercorn, com Fábio Cardoso e Dálcio em campo e ainda Candeias no banco.

Acompanhe aqui todos os resultados da Liga Europa

Sp. Braga e Marítimo serão os primeiros clubes portugueses a entrar nesta competição, mas apenas a partir da terceira pré-eliminatória, cujos primeiros jogos estão marcados para 14 de julho.