José Mourinho recebeu o Prémio Vasco da Gama na Gala Quinas de Ouro, que distingue a expansão portuguesa no que ao futebol diz respeito.

Presente na Gala, o treinador do Man. United discursou lembrando a conquista do seu primeiro título europeu, a Taça UEFA, atual Liga Europa, pelo FC Porto, em 2003.

«Este é um prémio com significado pela nossa vitória na Liga Europa, há 15 anos. No próximo ano, e faço-me convidado, é para assinalar a nossa conquista na Liga dos Campeões», atirou o português.

Depois continuou, recordando Sevilha: «Quero recordar essa equipa de 2002/03, uma equipa portuguesa, com um treinador português, com nove jogadores portugueses em campo e mais três portugueses suplentes que entraram. Vi aqui dois que estavam nessa equipa: o Vítor (Baía), que jogou, e o Secretário, desculpa, nem suplente foste.»

Por fim, José Mourinho invocou Fernando Santos e lembrou outros dois treinadores. «Um, que tal como nós, é campeão da Europa, senhor Artur Jorge. Outro, que ganhou menos do que eu, mas que foi muito maior do que eu, o meu pai (Félix Mourinho)», rematou.