Renato Sanches reconhece que a primeira época ao serviço do Bayern Munique não foi boa e, a falar na primeira pessoa, no ThePlayersTribune, o médio admitiu que não estava preparado para a Bundesliga no verão de 2016.

«Pensava que o Europeu me tinha preparado para toda a pressão da Bundesliga e que estava pronto, mas não estava. Em Portugal corria, corria e corria porque tinha capacidade técnica e conseguia disfarçar alguma fadiga. Na Alemanha podemos correr, mas o jogo é tão rápido que tem de ser coordenado de outra forma para não seres apanhado fora da posição. A minha primeira época não foi a ideal», referiu.

«Ouvia as pessoas a dizer que era um flop, um embuste e que me deviam vender o quanto antes», contou, recordando depois a passagens pelo Swansea porque «precisava de minutos».

«Queria que a seleção me visse jogar numa liga competitiva para me escolher para o Mundial, mas correu tudo mal. Quando me comecei a ajustar à equipa, lesionei-me e fiquei durante meses sozinho num apartamento em Swansea a ver chuva a cair», disse, atirando depois: «Nada te prepara para isso.»

Ainda assim, Renato Sanches ultrapassou esses maus momentos e agora é feliz em Munique: «No último verão, comecei a reencontrar o meu jogo.»

«Queria ganhar a Bola de Ouro e ganhar todas as medalhas e troféus e ainda tenho todos os objetivos, mas agora vêm atrás dos meus novos sonhos: quero estar em grande forma, jogar mais minutos, ouvir as pessoas dizerem ‘Este é o Renato que contratámos’. Com o tempo, vou chegar lá. A minha viagem não tem sido fácil, mas não acabou», disse.