Ricardo Pereira não joga pela Seleção Nacional desde a eliminação do Mundial de 2018. No Leicester foi eleito o melhor jogador da época 2018/19 e continua a ser titularíssimo, a jogar e a fazer golos

Talvez por tudo isto, o seu treinador em Inglaterra, Brendan Rodgers, tenha tantas dificuldades em perceber a ausência continuada no lote de convocados de Fernando Santos.

«O Ricardo está certamente entre os melhores laterais do mundo. Portugal deve ter laterais do topo mundial para o Ricardo nem sequer ser chamado. É absolutamente incrível», afirmou Brendan Rodgers em conferência de imprensa, criticando as opções do selecionado português. 

«Basta analisar o seu nível competitivo ou a sua capacidade de drible. Mas o que ele tem de melhor, aquilo em que mais se destaca, é a forma como defende. É agressivo e não se encolhe contra ninguém.»

Fernando Santos tem optado nas últimas chamadas por João Cancelo (Manchester City) e Nelson Semedo (Barcelona). O primeiro não é titular no novo clube e o segundo tem sido muito criticado na Catalunha. 

Ricardo afirmou, em entrevista ao Maisfutebol, querer «respeitar» as opções de Fernando Santos.