O internacional português Rúben Dias reconheceu que o irmão, dois anos mais velho, é uma das suas principais inspirações e exemplos.

Ivan, de 28 anos, terminou a carreira no ano passado, depois de fazer a formação no Estrela da Amadora e Casa Pia, além de ter passado por clubes como Real, Sintra Football, Oriental ou BSAD.

«Estive sempre num grande clube, seja Benfica ou City, e ele jogou sempre num nível inferior em Portugal», disse Rúben Dias.

«Ele esteve muito perto de dar o salto depois de duas ou três temporadas boas, mas nunca deu esse salto e acho que ficou frustrado com a situação porque não é fácil. Decidiu dedicar a sua vida a perseguir outro sonho e concentrar-se em estar ao meu lado e ajudar-me», prosseguiu.

«O meu irmão foi sempre um lembrete para mim de como a vida de futebolista poderia ser se não estivesses no topo e eu cruzei-me com muitos jogadores ao longo dos anos e uma coisa que é comum em muitos deles é a rapidez com que se esquecem de como é a vida do outro lado. Sempre tive essa base em casa e acho que isso me ajudou a entender e a trabalhar duro para tentar tirar o máximo proveito do lugar onde estava», completou.

Rúben Dias sente que deve dar ao irmão «o tempo e espaço que precisa», pois está «no processo de encontrar sua verdadeira vocação».

«Ele tem muitas paixões e o futebol foi definitivamente uma delas. Foi difícil para ele deixar o jogo, mas acho que sentiu que era o momento certo para se afastar. Ele também gostava do exército e esteve perto de entrar em algumas ocasiões, porque adora a cultura, mas agora tem 28 anos e é um pouco tarde para entrar no exército em Portugal», explicou.

Ivan, refira-se, é próximo de Rúben Dias e ambos costumam partilhar momentos juntos nas redes sociais.