O Egito, seleção orientada pelo português Rui Vitória, goleou esta terça-feira o Maláui por 4-0, numa partida do Grupo D de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2023.

Na visita a Lilongué, a formação egípcia marcou por Tarek Hamed (4m), Omar Marmoush (16m), Mohamed Salah (20m) e Zizo (49m).

O Egito, finalista da última edição da CAN sob o comando de Carlos Queiroz, lidera o Grupo D, com nove pontos, os mesmos da Guiné-Conacri, que bateu por 3-2 a Etiópia, última classificada, com três pontos, em igualdade com o Maláui, terceiro colocado.

Com duas jornadas para terminar a fase de qualificação, basta ao Egito somar um empate na próxima ronda, em junho, precisamente diante da Guiné-Conacri, para assegurar uma vaga na CAN 2023.

Cabo Verde vence com cinco «portugueses» em ação

Também esta terça-feira, Cabo Verde venceu na Suazilândia (1-0), em jogo do Grupo B.

Em Nelspruit, o extremo Ryan Mendes fez o golo do triunfo dos «tubarões azuis», aos 56 minutos, que serviu para a seleção cabo-verdiana reforçar o segundo lugar do agrupamento.

Ivanildo Fernandes (Vizela), Telmo Arcanjo (Tondela), João Paulo (Feirense) e Benchimol (Benfica B) foram titulares na equipa de Cabo-Verde, enquanto Cuca (Casa Pia) foi suplente utilizado.

O Grupo B continua a ser liderado pelo Burkina Faso, com nove pontos (menos um jogo), seguido do Cabo Verde, agora com sete, da Suazilândia , que continua com dois, e do Togo, de Paulo Duarte que tem apenas um (menos um jogo).

Refira-se que a CAN vai decorrer na Costa do Marfim nos primeiros meses de 2024.