O técnico Simão Freitas, natural de Guimarães e que esteve vários anos ligado à formação do FC Porto, rumou à China para assumir a coordenação geral de toda a formação do Shandong Luneng, que tem uma das maiores academias da China, com aproximadamente três dezenas de campos relvados. 

Simão Freitas rubricou um contrato válido para dois anos, fazendo-se acompanhar por um contingente português composto por mais seis elementos para áreas como o treino de guarda-redes, treino e também prevenção e recuperação e lesões. 

Fernando Valente, técnico que orientava o Santa Clara, é um dos treinadores que também ruma ao Shandong Luneng, juntamente com os treinadores Tiago Moutinho e Vítor Matos. Diogo Paiva assume o departamento de capacidades individuais. 

O departamento de treino de guarda-redes tem como responsável Rui Correia, que entre outros clubes representou o Sporting, o FC Porto, o Sp. Braga e também o V. Setúbal. Fazia parte da equipa técnica de Sá Pinto, abraçando agora este projeto na China. 

O contingente português fica completo com Nélson Leitão, que vai liderar o departamento de prevenção e reintegração após lesão. Já se encontram com Simão Freitas na China a exercer as respetivas funções.