Hugo Viana, atualmente no Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos, admite que não tem visto os jogos da Liga portuguesa por causa do fuso horário, mas está atento às notícias que chegam de Portugal. E assim, à conversa com o Maisfutebol, o médio ex-Sporting e Sp. Braga, formado em Alvalade, não se importou de falar sobre o FC Porto-Sporting marcado para domingo.

O esquerdino jogou três clássicos com a camisola principal dos leões e conheceu todos os resultados. Na época 2001/2002 empatou nas Antas, 2-2; em 2004/2005 perdeu no Dragão, por 3-0, e venceu em Alvalade, por 2-0.

Por isso, não aposta no resultado: «São sempre jogos imprevisíveis. É preciso jogar bem e destacar-se nos pormenores. Quem o fizer, levará a melhor. Mas estes clássicos já nos provaram que não é possível dar palpites certeiros. O Sporting já fez bons jogos no Dragão, já fez outros menos bons… que ganhe o que efetivamente for melhor e que seja um grande jogo de futebol.»

O FC Porto tem «a seu favor o facto de jogar em casa, onde é sempre mais forte» e «parece uma equipa mais coesa, com muita qualidade», mas o Sporting «vem de uma boa exibição e o grande golo do Nani pode ajudar animicamente, não só a ele como a todos». «Revitalizou a peça fundamental da equipa. É importante tê-lo assim no Dragão, pois certamente fará a diferença», justificou.

Rui Patrício, que já foi mal recebido na casa dos azuis e brancos, recebeu recentemente várias críticas devido ao erro com o Belenenses. Hugo Viana, que partilhou o balneário da Seleção com o guarda-redes, além de o elogiar, deixou o conselho: «Não deve ligar ao que dizem as pessoas de fora do clube. Deve ouvir, por exemplo, o Marco Silva, que o veio defender e bem. O Rui não tem de se preocupar com isso, é um excelente guarda-redes e já o demonstrou.»

Já quanto ao título, o ainda 'camisola 45', não tem tantas certezas. «Atendendo à classificação e ao calendário, nada está decidido. O Benfica e o FC Porto vão lutar até ao último minuto e tudo pode acontecer. Por seu lado, o Sporting deu um passo atrás, depois de estar bem lançado. Já o Sp. Braga está no lugar a que nos habituou nos últimos anos e isso é positivo», considerou.

Ao Maisfutebol, Hugo Viana falou ainda sobre a Seleção, o final da carreira e a vida no Dubai. Pode ler tudo no próximo domingo na MFTotal.