Paulo Sousa arrancou com o pé direito a participação na liga chinesa, ao golear nesta sexta-feira fora de portas, na 1.ª jornada da liga chinesa.

O Tianjin Quanjian visitou o reduto do Henan Jianye e goleou por 4-0 a equipa de Ricardo Vaz Tê.

O ex-Benfica Axel Witsel abriu o marcador em cima do intervalo. No segundo tempo, um «bis» de Modeste (51m e 70m) e outro tento de Sun Ke (58m) selaram o triunfo forasteiro.

Nos outros jogos do dia, destaque para o dérbi louco de Guanghzou, que terminou com nove golos, incluindo dois hat-trick.

O Guangzhou R&F venceu o Guangzhou Evergrande por 5-4 e provocou a primeira surpresa da prova.

No reduto do heptacampeão Evergrande assistiu-se a um dos grandes jogos dos últimos anos na liga chinesa, com emoção até ao final.

O israelita Eran Zahavi bisou e colocou os visitantes na frente ainda antes dos 10 minutos. No Evergrande, Alan não quis ficar atrás e anotou um hat-trick, que selou a reviravolta ainda antes do intervalo.

No segundo tempo, o mesmo Zahavi voltou a empatar e fez também o terceiro golo da conta pessoal, aos 49m. Urso Junior estabeleceu nova cambalhota no marcador aos 65m, num lance em que o guarda-redes da casa teve muitas culpas no cartório.

Ainda assim, quatro minutos depois, Ricardo Goulart empatou para o Evergrande e relançou a partida.

O quinto e último golo, que deu o triunfo ao R&F, surgiu aos 75 minutos, por Xiao Zhi.

Arranque azarado de Fabio Cannavaro no comando técnico do Guangzhou Evergrande, mas o jogo promete ficar na história da liga chinesa.