Quase 1300 atletas competem até domingo na Maia no maior torneio de ginástica acrobática, que junta a 7.ª edição da Taça do Mundo com a 13.ª edição da Maia International Acro Cup (MIAC).

O arranque da competição da Taça do Mundo está marcado esta sexta-feira às 20:00 e em prova estarão mais de uma centena de ginastas em representação de 11 países – Alemanha, Azerbaijão, a Bélgica, a Bielorrússia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Holanda, Portugal e Rússia.

Esta é, segundo a organização,«a maior competição da Taça do mundo já realizada em Portugal».

Portugal faz-se representar por 17 atletas: Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira (Par Feminino - AcroCM), Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia (Grupo Feminino – AcroCM), Mariana Candeias, Raquel Ferreira e Madalena Cavilhas (Grupo Feminino – GCP), Ana Fontes, Ana Pratas e Isis Coutinho (Grupo Feminino – AAC), Bruno Tavares e Carolina Dias (Par Misto – AcroCM) e Henrique Piqueiro, Henrique Silva, Frederico Silva e Miguel Silva (Grupo Masculino – AcroCM).

Os treinadores Ana Cardoso (GCP), João Paulo Dias (AAC) e Lourenço França (AcroCM), os juízes Ana Lopes e Pedro Emídio, e o Chefe de Delegação Virgílio Almeida completam a delegação portuguesa.

Já a 13ª edição do Maia International Acro Cup (MIAC) junta 842 ginastas de 20 países, muitos deles medalhados nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.

«Serão quase 1300 ginastas a participar no MIAC e na Taça do Mundo. Um número recorde que prova o cariz internacional fortíssimo e o reconhecimento mundial do MIAC», sublinha Fernando Barros, presidente do Acro Clube da Maia, clube que organiza os eventos.