A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou nesta quarta-feira uma alteração às regras da Liga dos Campeões, prova na qual está o FC Porto.

Devido à Covid-19, e com receio de que a pandemia possa interferir com jogos, como fez na época passada, a EHF decidiu mudar o formato do apuramento para os oitavos de final.

Com a alteração, as oito equipas de cada grupo vão seguir em frente, o que não acontecia no formato anterior, que deixava pelo caminho os dois últimos classificados de cada grupo. Deixa de haver também a vantagem de o primeiro classificado se apurar diretamente para os quartos de final, ‘saltando’ os oitavos.

Caso terminasse neste momento – e note-se que as equipas não têm o mesmo número de jogos - o FC Porto, atual quinto classificado do grupo A, iria defrontar os dinamarqueses do Aalborg, quarto do grupo B.

No fundo, quem sai prejudicado com esta decisão são as equipas que lutam pelo primeiro lugar de cada grupo, que passam a defrontar o último classificado do outro grupo, ao invés de seguir para os quartos de final da prova.