Portugal apresentou uma pré-candidatura conjunta com Espanha para receber a fase final do Europeu de 2028, enviando uma carta de intenção à Federação Europeia de andebol (EHF).

Depois de ter organizado o Mundial em 2003, Portugal pretende voltar a receber a elite do andebol mundial, concorrendo com mais sete candidaturas.

Além da candidatura ibérica, há mais sete candidaturas para organizar a competição que vai decorrer entre 13 e 30 de janeiro de 2028.

Há quatro países que pretendem organizar o Europeu a título individual - Bélgica, Croácia, Estónia, França, Suíça e Suécia -, além das candidaturas conjuntas de Noruega e Dinamarca, e Portugal e Espanha.

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, diz que esta candidatura representa um sinal de ambição.

«Esta manifestação de intenção para a realização do Euro2028, conjuntamente com Espanha, é o culminar de um percurso de trabalho e ambição», referiu, em declarações ao portal da federação.

«Neste momento estamos a falar apenas de uma manifestação de interesse, mas quando entramos num projeto é para o conquistar», assegura.