O Sporting anunciou nesta terça-feira a assinatura de um protocolo com a Federação Cubana de Andebol (FCA) que lhe garante o direito de preferência sobre jogadores que estejam no centro de alto rendimento da FCA.

O acordo de parceria foi fechado na ilha caribenha por Carlos Carneiro, diretor desportivo dos leões, que explicou os contornos do protocolo.

«Este protocolo consiste numa parceria, num trabalho que vai ser efetuado entre o Sporting, a FCA e os atletas. O Sporting tem preferência sobre atletas cubanos que estarão no centro de alto rendimento da Federação. Há o cuidado de ajudarmos em equipamentos materiais, troca de conhecimentos e evolução de atletas», disse, citado pelo site do clube.

«No dia em que fui convidado para este cargo, coloquei algumas ideias em cima da mesa e uma delas era ter a conquista de Cuba. Na minha perspetiva, é uma grande conquista porque sabemos o potencial dos atletas cubanos e a importância que têm tido no andebol nacional», acrescentou, lembrando o historial de naturalizações de andebolistas cubanos em Portugal.

Carlos Carneiro posou ainda para a fotografia com três jogadores que devem passar a integrar os quadros dos Sporting: Ronaldo Almeida, Hanser Rodriguez e Adan Martínez.