Gilberto Duarte, um dos mais influentes jogadores da Seleção Nacional de andebol, acredita que Portugal pode conseguir um inédito apuramento para os Jogos Olímpicos, que se realizam agora no próximo ano, devido à pandemia de covid-19.

«Após o Europeu, é legítimo pensar em tudo e no apuramento para os Jogos Olímpicos. Temos mais um ano [devido ao adiamento de Tóquio2020 devido à pandemia de covid-19] para continuar a crescer e a sonhar. E espero que corra tudo bem», disse o jogador do Montpellier, à Lusa.

Devido a lesão, Gilberto Duarte apenas jogou três meses esta temporada – falhou, inclusivamente, o Europeu, em janeiro – pelo que esta paragem forçada permite ao andebolista ter tempo para recuperar a forma e «partir em igualdade, pois a paragem acabou por colocar todos os jogadores ao mesmo nível físico».

«Além do problema que nos fez chegar a este ponto, que é o perigo de infeção propriamente dito, também há o perigo das lesões, que é preciso acautelar no regresso à competição», disse ainda o internacional português, que assume que os «vivemos tempos muito estranhos».