Gauthier Mvumbi tem 26 anos, joga na quarta divisão francesa de andebol e, um pouco contra as expectativas, está a ser uma das grandes figuras, do Mundial de andebol.

O pivô da seleção do Congo, impressionante pela estampa física, começou por dar nas vistas precisamente por ter uma figura pouco habitual para um atleta que participa num Mundial de andebol. Afinal, são 130 kg e 1,92 metros, medidas que lhe valeram a alcunha de ‘Shaquille O’Neal’ do andebol.

E isso teve impacto tal, que a comparação chegou mesmo aos ouvidos da antiga estrela da NBA, que não perdeu tempo e enviou uma mensagem a Mvumbi, surpreendendo-o também com uma chamada em que conversaram e o pivô congolês pôde assumir estar perante o ídolo.

Ainda assim, seria injusto falar apenas do tamanho de Mvumbi. Afinal, ele está a ser uma das figuras da seleção que se estreia em mundiais e que venceu na sexta-feira o primeiro jogo.

O pivô que já foi eleito o melhor em campo num dos jogos do Congo tem uma impressionante percentagem de acerto dos remates, de 88 por cento, com 15 golos em 17 remates.

Pode ver alguns dos melhores momentos de Mvumbi no vídeo abaixo: