Quando o Maisfutebol nasceu, a 5 de junho de 2000, o Sporting tinha acabado de sagrar-se campeão nacional, o F.C. Porto tinha conquistado a Taça de Portugal, e a Seleção portuguesa, com Figo, Rui Costa, João Pinto e companhia no auge do talento, preparava-se para iniciar, na Bélgica e na Holanda, uma campanha inesquecível.

Ainda não o sabíamos, mas esse fabuloso Euro-2000, o nosso batismo em grandes competições, foi também o início de um período de ouro no futebol português. Nos 13 anos que se seguiram, a seleção não falhou uma só fase final, somando quatro meias-finais, e uma final perdida, no entardecer sombrio de 4 de julho de 2004. Nos clubes, o F.C. Porto ganhou três troféus europeus e um intercontinental, e Benfica, Sporting e Sp. Braga tiveram presença mais do que digna em mais finais perdidas.

Podia ter sido melhor? Claro que sim, mas quem estava habituado a ver as grandes decisões do futebol mundial pela TV, nas décadas de 70 e 90, teria de estranhar tanta fartura de pontos altos.

Pelo meio, o Maisfutebol testemunhou também diversos prémios individuais que distinguiram os melhores do seu tempo, e não só: Figo, Cristiano Ronaldo e Mourinho, acompanhados pelas conquistas de parceiros de aventura como Rui Costa, Deco e Nani, garantiram sempre um português na crista da onda do futebol mundial, ao longo de todos estes anos. E houve ainda aquelas três semanas de domingo contínuo, na festa permanente do Euro-2004. E mais quatro edições de Jogos Olímpicos, que valeram oito medalhas e um título supremo para Nélson Évora. E, claro, em todos estes anos, as celebrações sempre repetidas, e sempre diferentes, a cada título nacional, cada Taça, cada Taça da Liga.

Claro que estes anos tiveram também momentos negros, com a dramática morte de Fehér, em Guimarães, acima de todos. Polémicas, ameaças, agressões, fanatismos de vária ordem, casos de polícia como o Apito Dourado, e problemas crónicos como o dos salários em atraso no panorama desportivo também foram pontuando este período.

Mas ninguém nos convence do contrário, e não é por estarmos em festa: no Maisfutebol tivemos, até agora, a sorte, o prazer e o privilégio de viver tempos apaixonantes no futebol e no desporto português. Daí o tributo que pode ver em cima, em forma de galeria fotográfica, com algumas das etapas mais marcantes destes 13 anos. Já de olhos postos nos próximos, claro.