Humor Ardente

Luís Afonso, conceituado cartoonista, foi o convidado desta edição. O momento do futebol português foi discutido sem tabus, mas com... reticências: «É mais fácil fazer cartoons de futebol, difícil é escolher o tema. Esta semana pareciam cogumelos!»

A final (inacabada) da Taça da Liga, os esclarecimentos de Lucílio Baptista e o que anda a fazer a Selecção Nacional em vésperas de defrontar a Suécia foram os principais temas da noite, mas também houve espaço para o padre Eleutério da Igreja do Rato, para o nascimento do Lançamento da Medalha, para os penalties a dois toques e, claro, sempre para José Mourinho.

Recuperámos Fábio Paim e Jardel, pelo menos as suas histórias e memórias. O primeiro por nunca ter passado de um diamante em bruto - «Se calhar fiz coisas que não devia» -, o segundo por ter marcado um golaço pelo Ferroviários, igual ao que marcou ao P. Ferreira com a camisola do Sporting.

José Mourinho acrescentou ao título de Special One o Honoris Causa da Faculdade de Motricidade Humana, ocasião que aproveitou para falar de tudo e mais alguma coisa ou não se tratasse de... Mourinho. «Eu tinha um sonho e fui atrás dele», disse o técnico português, que já se imaginava um grande treinador antes mesmo de o ser.

Em exclusivo, revelámos a conversa entre Lucílio Baptista e José Cardinal, árbitro e assistente do Sporting-Benfica, um momento de ficção que não passou de coincidência. Também coincidência foi o gesto de Paulo Bento nesse jogo e que o treinador disse querer significar que o campo estava inclinado, mas que uma intérprete de linguagem gestual entendeu de outra forma: «É mesmo roubar!»

João Cardoso e Dito, antigos jogadores do Sp. Braga, recordaram Cruyff e o penalty a dois toques, num momento também por eles vivido há 25 anos. Pereirinha e Rui Pedro têm a compreensão de João Cardoso, depois de terem tido a do jogador de Cabo Verde, que «ouviu» a conversa entre os jovens portugueses e pôde «sair primeiro» à jogada (mal) combinada.

Não faltou o «Bola na barra», com o Casa Pia a pôr-se a jeito: os gansos ainda acertaram no poste, mas não contava para a estatística. No «Quiz», Jorge Costa goleou Domingos Paciência e só Fernando Gomes salvou a honra do agora treinador da Académica. Tem alguma pergunta sobre futebol? O antigo capitão do F.C. Porto e actual técnico do Olhanense responde a tudo.

Esta semana perguntámos aos jogadores da Selecção Nacional qual era a sua música preferida dos ABBA. «Não oiço música sueca» foi a resposta de Cristiano Ronaldo, Meireles só ouve música portuguesa, Beto conhece o «Gimme» e Moutinho o que viu no «Mamma Mia».

Foi assim o quinto programa do «Maisfutebol». Para (re)ver às 9h30.

Clique nos links laterais para conferir alguns dos vídeos do «Maisfutebol» na TVI24.